quarta-feira, abril 27, 2005

Agora vou criticar até Lord Byron..

Vocês já notaram que as pessoas usam de teorias que não crêem apenas para se aproveitarem delas, criando trabalhos em cima dessas teorias que eles não acreditam ou inventam?
Freud, por exemplo, criou uma teoria sobre o surgimento da cultura.. Ela é a base de várias outras teses propostas por ele. O psicanalista pode, a partir de então escrever toda a sua obra! Claro que a discussão não é se o ensinamento de Freud tem ou não tem sentido, mas sim que a sua teoria é altamente discutível, pois surgiu de forma muito suspeita né...
Vocês devem estar pensando: Tá, pq a Liége as 2:24 da noite resolve falar isso?
Eu estava lendo agora um poema de um cara que eu curto muito.. Chama-se Lord Byron. Ele é extremamente nihilista e romântico tb. Olha só uma parte do poema:
"Ou, mudando a frase terna, "Minha alma", podes dizer. Pois a alma não morre; eterna Qual meu amor, há de ser."
Tipow, eu fiquei indignada! Ele fala que a alma não morre... Mas ele acredita no nada.. Olhem só nesse outro poema:
"Morrer! Alhures ir... Aonde? Ao paradeiro Para o qual tudo foi e onde tudo irá ter! Ser, outra vez, o nada; o que já fui, primeiro Que abrolhasse à existência e ao vivo padecer!..." Quer dizer... Ele utilizou o lance da imortalidade da alma só para escrever um poema romântico, para ficar legal.. Aí quando ele vai escrever sobre morte ele diz que teremos o nada? E não é só nesse poema.. O niilismo é uma característica marcante da poesia byroniana.
Ele está se contradizendo... E ele não é qualquer escritor.. Eu não sei se vocês conhecem ele, mas ele é realmente importante, um cara que influenciou uma geração de poetas!
Putz, que e-mail enorme..
termino por aqui então... Beijos
Obs: Esse foi um e-mail que enviei a uma lista de e-mails de um projeto que eu participo

Um comentário:

Thiago disse...

Cada texto é único. Cada momento do poeta é único. Portanto, se ele afirmou uma coisa, e depois outra, tem 2 opções: momentos diferentes da vida dele ou liberdade de criação. Bjs