domingo, abril 17, 2005

Universo e Matéria

A primeira parte de O Livro dos Espíritos é aquela que mais me instiga a questionar. Elementos gerais do Universo, matéria, espírito são alguns dos assuntos abordados no Capítulo II, bem como a eternidade ou criação dos mesmos.
Uma questão que me faz refletir é a de número 21, que diz:
“A matéria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por ele em dado momento?
Só Deus o sabe. Há uma coisa, todavia, que a razão vos deve indicar: é que Deus, modelo de amor e caridade, nunca esteve inativo. Por mais distante que logreis figurar o início de sua ação, podereis concebe-lo ocioso, um momento que seja?”
Tudo bem, não se sabe se a matéria existe desde o princípio ou se foi criada por Deus. Mas se Deus é a causa primária de todas as coisas (1º questão) e se a matéria não fosse criada por ele, seria eterna também, como pretende a questão 27 em que ela é colocada como o princípio, fazendo parte da trindade universal.
É, estas questões não seriam polêmicas se não existisse a de número 37:
“O Universo foi criado, ou existe de toda a eternidade como Deus?
É fora de dúvida que ele não pode ter-se feito a si mesmo. Se existisse, como Deus, de toda a eternidade, não seria obra de Deus.”
Notem que as perguntas 21 e 37 são praticamente iguais, modificando apenas a palavra matéria e universo. Mas o que faz a resposta ser diferente? Quer dizer, por que o Universo tem que ter tido um princípio, ser obra de Deus se a matéria talvez tenha sido sempre eterna e não obra de Deus?

2 comentários:

Thiago disse...

O universo surgiu do big bang e blá blá blá. Ali já existia matéria q se expandiu. (espero n estar falando besteira) Bjs

Cristian Macedo disse...

realmente o Thiago falou besteira