sexta-feira, abril 27, 2007

150 ANOS DE ESPIRITISMO

Este é um ano muito especial para os espíritas. Estamos comemorando os 150 anos de Doutrina Espírita. Em 18 de abril de 1857 foi lançada a primeira obra espírita, aquela que é considerada o marco inicial do Espiritismo: O Livro dos Espíritos.
Na Europa após a desencarnação de Allan Kardec a doutrina continuou se expandindo para o mundo através do trabalho de pessoas ilustres como Leon Denis, Camille Flamarion e Gabriel Dellane.
O Livro dos Espíritos é o principal de toda a literatura espírita, pois nele estão contidos os princípios básicos que regem a doutrina. Todo aquele que deseja se tornar um adepto do Espiritismo deve tê-lo como base, conforme orientou o codificador da doutrina Allan Kardec.
Codificado por Allan Kardec e ditado por espíritos superiores, O Livro dos Espíritos consegue trazer unidas a fé e a razão, por mais que muitos acreditem no antagonismo dessas palavras. Trata sobre diversas questões do pensamento humano, como a existência em Deus, a vida após a morte, a reencarnação, as desigualdades sociais, mortes prematuras, entre outros diversos questionamentos que nos fazemos ao longo da vida. A partir dessas questões, o Espiritismo nos conduz a uma reflexão a respeito de nossos comportamentos e atitudes, conduzindo o homem a buscar a sua própria felicidade.
Alguns exemplos de espíritas que encontraram a sua felicidade através do trabalho no bem são Francisco Cândido Xavier, com sua notável mediunidade e suas obras sociais, Divaldo Pereira Franco e José Raul Teixeira, com suas conferências, seus livros e projetos sociais, assim como o incansável esforço de pessoas anônimas, fazendo com que o Espiritismo tenha essa expressiva força na atualidade.
Observando a clareza dos seus ensinamentos, a forma como se espalhou pelo mundo, podemos imaginar o futuro dessa doutrina que certamente marcará uma nova Era na história da humanidade.
Por essa razão, durante o mês de abril as sociedades espíritas estarão empenhadas em divulgar e estudar O Livro dos Espíritos. Teremos o Congresso Espírita Brasileiro em Brasília, organizado pela FEB (Federação Espírita do Brasil), que congregará adeptos do país inteiro e o Congresso Espírita Mundial na Colômbia, promovido pelo CEI (Conselho Espírita Internacional).
É o momento para refletirmos sobre os sublimes ensinamentos contidos nesta obra, que tanto tem nos felicitado. Analisarmos nossas ações cotidianas, nossas atividades em prol do bem. Repensarmos sobre nossa colaboração para o futuro dessa querida doutrina.
Àqueles que desconhecem o Espiritismo convidamos a conhecê-lo através da leitura dos livros de Allan Kardec, da visita aos centros espíritas e da participação em seminários.


Escrito por Liége Jorgens e Michel Macedo
Publicado no jornal Diário Serrano em 18 de abril de 2007

Nenhum comentário: